A Totalidade da Sabedoria – Palestra de Sri Swami Tilak Maharaj

A TOTALIDADE DA SABEDORIA
Palestra de Swami Tilak
O rei dos deuses, assinalando a montanha da Sabedoria, disse: “Todas as Escrituras Sagradas, todos os livros estão presentes em algum lugar desta montanha”. “Poderia assimilar tudo isto nesta vida?”

“Não, Senhor!”
“Em duas vidas?”
“Não, Senhor!”
“Em quantas vidas?”
“Não sei, Senhor!”

“Então, qual o benefício do estudo? Melhor é tratar de conhecer o que seja a essência de todas as Escrituras”.

A montanha da Sabedoria é muito grande, Todas as Escrituras estão em algum lugar dessa montanha, por isso, toda sabedoria humana é interminável; nós podemos buscar uma coisa hoje e outra amanhã, mas ninguém pode dizer: “Agora alcancei a sabedoria”. A sabedoria mundana é sempre progressiva. Mas a vida é muito limitada. Nesta vida limitada, nós temos que alcançar o fim, a finalidade.

Por isso, os Sábios e Santos dizem que se deve buscar a substância da sabedoria. Qual é o propósito e o fim da sabedoria? Só o conhecimento não é suficiente. “Não temos que converter nossa mente numa grande biblioteca. Temos muita informação por todos os lados e toda esta informação cria apenas um redemoinho na mente. A sabedoria que não conduz à tranquilidade, na realidade de nada serve. A corrente que não vai ao mar causa inundação… assim sendo, o fim da vida é a tranquilidade. A atividade é a vida, mas a tranquilidade é a finalidade da vida. E, o fim da sabedoria é buscar a tranquilidade.

A atividade está na imperfeição e a tranquilidade na perfeição. Uma pessoa em sua vida ativa tem que buscar a tranquilidade, a felicidade. Qualquer pessoa pode aceitar minha afirmação de que o fim da vida é a felicidade e que a felicidade não está na intranquilidade. A felicidade e a tranquilidade, ambas, estão estreitamente relacionadas. Assim, felicidade, tranquilidade e perfeição estão interligadas. A Espiritualidade é o meio para buscar as três, simultaneamente: Perfeição, Tranquilidade e Felicidade.

Em sânscrito, essas três coisas chamam-se SAT, CHIT, ANANDA. Sat é a Verdade, Perfeição. Chit é Conhecimento ou Inteligência. Ananda é Felicidade. Nós necessitamos estas três coisas.
Vocês sabem que antes de começar a falar eu sempre canto OM. OM é o símbolo de toda Verdade que existe no mundo e que também existe além de todo o mundo. Há um hino que diz: “O que existe agora e o que existia no passado e o que existirá no futuro, os três estão presentes neste OM e o que existe além dos três modos do tempo, também existe no OM”. Por exemplo, neste recinto agora estão duzentas pessoas e eu canto só. Vocês são duzentos. Cada uma escuta o OM igualmente. Nenhuma divisão é possível e tantas pessoas entrarem no salão neste momento escutarão o OM perfeitamente. Então o número de ouvintes não afeta a natureza do OM. Uma pessoa ou um milhão de pessoas podem escutar o OM e quando não houver pessoa alguma também este OM é AUM.

Logo que eu pronuncio AUM, uma esfera do AUM se cria e, todo o tempo esta esfera se expande, e cada ponto nessa esfera é perfeito. Toda a esfera é AUM. Portanto cada ponto nessa esfera é AUM. Pode-se dizer que esta teoria é pura fantasia, mas isto não é verdade. Parece-me que a ciência agora, pode provar esta teoria. Aqueles que têm interesse na Astronomia podem compreender isso. Dizem que todo o tempo o Universo se expande. É a expansão de todo o Universo. Todo o tempo as Galáxias se deslocam. De onde vêm e para onde vão? Ninguém o sabe. Há muitas teorias, mas nenhuma pode prová-lo. Uma teoria muito recente diz que “assim como temos a matéria positiva, temos a anti-matéria também; e que por isso a cada tipo de matéria corresponde um tipo de anti-matéria, e que simplesmente, se dissolvem as Galáxias”.

Simplesmente como as borbulhas no oceano, as Galáxias aparecem e desaparecem.
Todo o tempo a verdade existe, é a mesma…. Em nada muda; apenas as formas mudam, nada mais! As borbulhas podem subir ou descer, mas a água permanece igual, sempre a mesma.
De igual maneira, amigos meus, os Yogues, Sábios e Santos, há milhões de anos, tratam de compreender isso.

Falo milhões de anos, mesmo que as pessoas possam dizer: “Swami, seu conhecimento de História não é muito bom, porque esta Civilização começou a sete ou dez mil anos; eu tenho minha Bíblia!”. Mas vocês não deveriam se preocupar com o tempo, porque nós falamos de um tema para o qual não existe o tempo; está além do tempo. Então eu digo que por muitos e muitos anos os Sábios e Santos tratam de compreender esta Verdade. Há um hino que diz: “Todo o Universo é o AUM E o que transcende é também AUM”.
Na verdade, o que é que existe? Que existe neste mundo? Simplesmente existem as vibrações, nada mais. Você é uma vibração, eu sou uma vibração, o sol é uma vibração. Quem puder compreender a natureza da matéria, pode aceitar minhas palavras, certo?

Que é na realidade um elétron ou um próton? É vibração. Vibração é energia, nada mais. Que é um composto? Um composto também é simplesmente uma combinação de vibrações, nada mais. Todo o Universo, toda a vibração é simplesmente uma vibração; e nenhuma vibração é possível sem a substância da vibração. Vocês sabem que nenhum sólido é possível sem a presença da substância. A substância pode ser o ar, por exemplo. Dizem que sem o ar não é possível alguma forma de som e que não podemos ter som algum no vácuo. Então quando nós pudermos compreender que todo o Universo é simplesmente vibração, teremos que aceitar também a substância ou a base da vibração.

Um hino diz que há três formas de vibração: Início da vibração, continuidade da vibração, dissolução da vibração. É como uma onda. A vibração é uma onda que sobe, continua e no fim se dissolve. Depois de dissolver-se, que acontece? …. Surge outra vez. Não podemos ter só uma onda no oceano. Assim também, nenhuma possibilidade há de que a vibração termine neste caso. A vibração é interminável. Por isso a filosofia do Yoga diz neste caso, que a Criação é interminável. Não há término algum para a Criação. Mas a Criação não é eterna.

Há uma diferença entre a Eternidade e o Infinito. Por exemplo, em nossos sonhos há uma montanha e eu pergunto: “Amigo meu, quando se criou esta montanha?” Você dirá: “Não sei, porque quando a vi, eu vi completa a montanha. Eu não via a criação da montanha”.

Então a montanha existe sem ter sido criada e sem terminar-se. Mas essa montanha deixa de existir assim que a pessoa despertar. Igualmente, amigos meus, são as vibrações da vida. As vibrações da matéria, as vibrações de todo o mundo são intermináveis. Mas quando a Verdade se levanta em sua existência, ou seja, a Consciência do Ser mesmo se desperta, imediatamente, toda a existência se dissolve, como o sonho se dissolve no sonhador.

O sonho não é possível sem o sonhador! Mas o sonho nunca se termina no sonho. Não se pode ver, ou dizer que “eu vi um sonho que se terminou no sonho”. Ninguém pode ver o término do sonho enquanto está sonhando. Mas quando uma pessoa se desperta, então imediatamente desaparece todo o sonho. Igualmente, amigos meus, todo o Universo, nossa vida, nossa existência, todas as coisas, continuam infinitamente até que nós mesmos nos despertemos no Ser mesmo. Chama-se a isto, Emancipação.
Em suma, esta é a história do Yoga. Todas as vibrações se juntam na Existência que está além das vibrações. Todo o sonho se junta no sonhador e toda a existência se junta no que existe além da criação.

Agora devemos compreender o AUM. Tem três letras: ” A” que significa o mundo; ” U” significa o mundo mental e ” M” que significa o mundo existente em nosso Ego. Depois está a existência pura, nada mais. Na verdade, em todos os planos, a mesma coisa aparece. Por exemplo, agora em meu corpo o olho aparece como tal. Quem vê, eu ou o olho? Podem dizer que é o olho que vê. Mas em realidade o olho não pode ver, certo ou não? Vocês sabem que muitas pessoas dormem com os olhos abertos, mas nesse momento não podem ver. Então os olhos não veem, os ouvidos não ouvem, mas vocês podem ver sem os olhos…. É certo! …. Vocês podem perguntar: “Swami, que você está dizendo?” Eu digo que isso é verdade. Por exemplo, quando você dorme e sonha e no sonho vê outra pessoa, quem vê? Os olhos? Nesse momento não são os olhos que veem. Quem vê? Nesse momento também escutam, mas não escutam com seus ouvidos. A luz necessária para a visão não está presente no sonho, nem tampouco no sol; mas mesmo sem esta luz, vocês veem em seus sonhos. No sonho, escutam sem seus ouvidos, veem sem seus olhos. Então, todos os poderes estão presentes em sua existência!

Os órgãos não podem criar estes poderes em vocês. Porque os órgãos são simplesmente meios de expressão de seus poderes. Você é todo poderoso e, simplesmente, o poder em você se manifesta em sua existência física, nada mais.

Na Rússia há uma pessoa que recebe as ondas de rádio, sem nenhum aparelho de rádio; seu cérebro recebe diretamente as ondas. Ninguém pode dizer que uma pessoa não pode escutar as notícias sem o aparelho de rádio. Também na Rússia, uma moça vê o que se faz do outro lado da parede e pode caminhar pelas ruas com os olhos fechados. Como? … Ninguém explica o mistério…

É o poder que está presente em nossa existência. Na verdade, o que existe no ovo, existe no corpo e no Universo. O ovo, o corpo e o cosmo, todos estão inter-relacionados. Neste momento, infelizmente, sabemos muito pouco sobre nossos poderes. É como uma pessoa que não estudou na Universidade; sabe muito pouco, porque a manifestação de sua inteligência não se realiza. Mas quando uma pessoa estuda, sua inteligência se manifesta. De igual modo, muitos poderes nossos estão inativos, agora. O Yoga é um meio de manifestar estes poderes. Depois de manifestar esses poderes um Yogue tem que compreender que todos os poderes existem em si mesmo.

Agora eu devo dizer que você tem todos os poderes! Não deve se preocupar com os poderes mundanos. O valor de minhas palavras pode ter significado logo que vocês tenham os poderes. Nesse momento, vocês poderão convencer-se que sem dúvida, é o poder próprio de vocês. Também posso convencê-los neste momento que a juventude que vocês têm agora, ou seja, o poder de “fazer-se jovem” está presente em vocês, certo? Nenhuma autoridade ou doutor pode fazê-los jovens, não é possível. Não há biologia no mundo que possa fazer de uma pessoa, um jovem. Não é possível no homem vivente deter o processo da juventude. Quem nasce, tem que se tornar jovem; então é seu próprio poder.

Da mesma maneira, quando pelo processo do Yoga, uma pessoa começa a manifestar seus poderes, de imediato obtém também a convicção de que tem poderes. A partir desse momento a pessoa tem confiança em si mesmo. É certo, muito certo. “Eu sou todo-poderoso. Nenhum poder pode introduzir-se em mim, simplesmente o poder pode manifestar-se”. Nenhum intelecto pode-se colocar no cérebro de um homem.
Em geral se diz que o cérebro produz a consciência. Mas digo que não. Amigo meu, não é verdade. O cérebro não pode produzir a consciência. Vejamos por exemplo, o fio elétrico pelo qual recebemos a luz. Muito bem. Mas nenhum fio pode criar a luz. A luz é uma manifestação da eletricidade que existe além do fio. Assim, a Consciência também não se pode criar; pode se manifestar. Então, todos os poderes que o ser humano tem, são manifestações dos poderes que existem no Ser mesmo.

Amigos meus, quando nós não conhecíamos o ventilador e só tínhamos o fio elétrico, nessa época tínhamos a ideia de que a eletricidade só podia manifestar-se em forma de luz, nada mais. Quando nós inventamos o ventilador e a eletricidade o fez oscilar, imediatamente ficamos sabendo que a eletricidade também tem o poder de mover as coisas. Também agora, podemos pensar que nosso corpo não é perfeito, por isso conhecemos muito pouco dos poderes do nosso Ser….. É certo…. Podemos dizer também que muitas partes de nosso corpo permanecem inativas e que não podemos ter a manifestação de todos os poderes do Ser mesmo.

Por isso, o Yoga diz que no começo uma pessoa deve aperfeiçoar seu corpo apropriadamente. Mas nesse processo de aperfeiçoamento o Yoga, não “cria” coisa alguma no corpo. Não, o Yoga não pode acrescentar outra cabeça em seu corpo, não é possível. Não se pode dizer que uma pessoa comum tem só uma cabeça e o Yogue tem dez cabeças, isso não é possível. O Yoga não pode criar mais braços, ou mais pernas; mas pode aumentar o poder da cabeça; pode ativar as glândulas que existem no cérebro, que agora estão inativas.
Em um aparelho de rádio estão todas as estações, mas para escutar um determinado programa você tem que sintonizar a estação em particular. Assim, amigos meus, em seus cérebros, em seus corações, em seus corpos, há muitos poderes! Eu posso dizer, infinitos poderes.

As pessoas falam sobre mistérios, sobre milagres mas eu digo: Não há milagre algum no mundo. Simplesmente ocorre que umas pessoas têm seus centros de poder ativos e outros tem inativos. Os aparelhos de rádio têm estações ligadas e estações desligadas. Assim sendo nenhum milagre há como tal.
Eu não creio em milagre algum. Mas eu creio sim, na manifestação do Ser! Cada vez mais! Então o milagre é simplesmente a manifestação do poder que existe no Ser!

Amigos meus, nós temos que ensinar, educar nossas células apropriadamente. Nossas glândulas devem ativar-se. Todos os centros tanto nervosos, glandulares como os de energia universal, todos estão presentes aqui!

Que diferença há entre Einstein e outra pessoa? Em Einstein determinados centros, no cérebro estão ativos; em nós não. Agora, quando uma pessoa pode ativar essas células, também poder ter grande poder. Isto não é imaginação, é verdade! Os Yogues têm muitos poderes. Agora sabemos porquê.
Atualmente a neurologia afirma que quando uma corrente de eletricidade passa por determinados nervos no cérebro, imediatamente pode-se manifestar o poder de lembrar. Outras pessoas dizem ter muitas experiências extranormais e afirma-se que essas pessoas podem ter fantasias. Eu também tenho minha opinião e posso dizer algo: há centros no cérebro que quando ativados podem compreender o futuro também. Existe a premonição na vida também.

Na verdade, não há nenhum futuro, passado ou presente. O tempo é Um. Os estudantes de física podem compreender muito facilmente que, na realidade, e o tempo é indivisível. Tomamos por exemplo uma estrela existente a uma distância de cinco mil anos luz. Nessa estrela um evento ocorreu há cinco mil anos luz. Esse evento foi um evento presente na estrela, e, para nós seria um evento futuro; mas agora, neste momento, o mesmo evento é presente para nós e passado para a estrela. Simplesmente nós estamos a observar e o tempo passa, nada mais. Igualmente ocorre quando vemos um filme no cinema. O que passou é passado, e o que ainda não passou tem que passar, mas em verdade todo filme está presente na película. Simplesmente o filme se projeta, nada mais. Não há nenhuma criação. De igual maneira, todo o mundo e todo o Universo é simplesmente uma película dos eventos. O que vemos agora estava no passado e o que iremos ver está presente agora também mais à frente. Então todo o mundo é um contínuo movimento no tempo infinito.

Estamos no centro de todo panorama, mas não podemos ver todo o panorama ao mesmo tempo. Vemos simplesmente uma parte do panorama, mas o panorama é interminável! Todas as coisas existem todo o tempo, sempre. Quem tem mais visão pode ver tudo; mas agora nós temos simplesmente a visão reta, não podemos ver atrás, nem à esquerda ou à direita. Se uma pessoa tivesse a cabeça fixada no pescoço, não poderia movê-la para nenhum lado. Esta é a condição do homem, simplesmente pode ver em linha reta. Sem dúvida pode ter memória do passado, mas também é certo que só vemos as coisas que se passam à nossa frente e nada mais.

Esquecemos que frente a nós há o buraco do mundo e por este buraco nós simplesmente vemos os eventos que passam. Mas os eventos estão além do buraco e também a um lado e outro lado do mesmo. Este buraco é simplesmente o sentido do tempo. Aquele que pode remover ou tirar toda a parede em que se encontra o buraco do mundo, pode ver tudo. Mas isto é muito difícil.

O Yoga trata de remover toda a parede. No Yoga não se quer ter uma parede, quer se ver tudo. Como isto é possível? Amigo meu, dizem que esta parede é o ego. Quem pode tirar a parede do ego, pode ver tudo. Tudo é o Yoga. Yoga é a Unidade de tudo. A diversidade é a criação da limitação da limitação! A unificação ou melhor a unidade de tudo, é a criação da “visão” do Ser Eterno. É a finalidade do Yoga.
Assim como existem escolas primárias e depois vem as secundárias, colégios e universidades a seguir mais e mais cursos, assim também no campo do Yoga, há pessoas que sabem muito pouco, outras que sabem um pouco mais, outras mais ainda e outras muito mais.

A pessoa que pode dirigir-nos chama-se Guru. Cada pessoa tem que achar seu Guru. Mas quem não tem agora, não deve ter depressão. Se agora não tiver, amanhã terá. Amanhã… então pode buscar alguma pessoa espiritual que possa dirigi-lo no campo do Yoga.
Com estas palavras eu lhes agradeço pela paciência e atenção.

OM SHANTI, SHANTI, SHANTI
OM PAZ, PAZ, PAZ.