Carta de Fundação do Templo de Sabedoria

Jnana Mandiram

Agradecemos profundamente aos devotos brasileiros que fundaram o Jnana Mandiram – Templo de Sabedoria. Este Templo vai divulgar a mensagem espiritual do VEDA, que não só é a escritura mais sagrada da Índia, mas é fonte perene da Sabedoria também.

É no fogo do auto-conhecimento que se queima todo o pecado, e o ser humano purificado dá-se conta de que não é uma entidade mortal, mas o “Filho da Eternidade”. Como em todo o átomo existe a energia atômica, em todo homem está eternamente presente a divindade, e a manifestação desta divindade é a finalidade da vida humana. Isso é possível somente pela sabedoria que se reflete como devoção pelas emoções e como sacrifício na ação.

O Veda diz: “a Verdade é Uma, mas os sábios a interpretam de várias maneiras”. Nós estamos seguros de que as portas do Jnana Mandiram vão ficar abertas para todos, sem levar em conta sua religião, sua nacionalidade, sua região, sua cor ou sua fé política. Nos recintos sagrados do Templo todos devem se esquecer de todas as deferências e dedicar sua vida aos pés sagrados de Deus, que não é diferente da VERDADE SUPREMA.

Os fundadores do Templo recebem inspiração dos altos ideais do Hinduísmo. Para nós, é uma grande honra. Como hinduístas modestos, nós sabemos bem que a cultura hinduísta aceita a grandeza e a importância de todas as culturas. No jardim do mundo as flores das culturas diversas têm o direito de florir. O intercâmbio das virtudes culturais é uma necessidade imediata da humanidade. Sem adotar a perspectiva universal, nenhuma cultura pode inspirar a alma do homem. O Jnana Mandiram deve apresentar à humanidade o aspecto universal do Hinduísmo.

Sem praticar a espiritualidade, ninguém pode efetivamente propagá-la: somente uma lâmpada acesa pode iluminar outras. Por isso, a prática deve ser o primeiro interesse de todos os sócios do Templo. A propagação é secundária.

Que Deus abençoe a todos os sócios e os fundadores do Jnana Mandiram!

Swami Tilak / Swami Jyothy

18/06/1974