Ayurveda

A Ayurveda e a Beleza

A definição de beleza, segundo a medicina Ayurvédica é “subhanga karanam” que significa, transformar para um nível mais auspicioso todos os aspectos do organismo corpo-mente. Neste sentido, a beleza vai além da profundidade da pele, da utilização de cosméticos, da lipoaspiração, da cirurgia estética, ou mesmo do exercício físico. Não tem sentido buscar a beleza nas academias e salões de beleza – em vez de voltar-se para dentro e confrontar a infindável beleza interior. A ayurveda crê que o segredo da verdadeira beleza repousa na combinação dos aspectos externos e internos da pessoa, para este perfeito e eterno fulgor da saúde equilibrada, que compreende o corpo, a mente e a alma.

No nível físico, a Ayurveda descreve a beleza como produto da boa saúde de modo amplo e a uma dieta diária de acordo com os cuidados ayurvédicos apropriados a cada constituição individual. Mais do que a mera tarefa cosmética, envolve ainda o auto conhecimento e a incorporação do correto comer e dos hábitos saudáveis de estilo de vida. Quando a boa saúde é mantida dará uma colheita de ricos dividendos – ajudando a pessoa a ficar forte e saudável, mesmo após certa idade e, conduzindo a pessoa graciosamente a velhice.

A beleza interior, por seu turno, se sustenta na saúde espiritual, que compreende as qualidades espirituais, a fortaleza interior para suportar as adversidades, os estados emocionais equilibrados e as habilidades mentais. A verdadeira beleza emana do relaxamento e da quietude interior. A verdadeira beleza significa envolver tudo que é positivo na vida, ter uma atitude amorosa e receptiva para consigo mesmo e com os demais e, penetrar conscientemente em si mesmo para conhecer e realizar sua verdadeira natureza.

O equilíbrio do organismo corpo-mente da Ayurveda é adquirido pelo equilíbrio das três energias sutis de Vata, Pitta e Kapha; dos sete dhatus ou tecidos do corpo, que formam o plasma, o sangue, os músculos, a gordura, os ossos, a medula óssea e o fluído reprodutivo; agni ou o nosso fogo-corpóreo, responsável pela digestão do alimento; e dos resíduos corporais, como a transpiração, urina e fezes. O perfeito equilíbrio entre todos estes sistemas, associado à manutenção de um estado de paz e contentamento, leva a boa saúde e vitalidade.
O que causa o desequilíbrio?

Os já mencionados sistemas permanecem em equilíbrio quando a pessoa segue um estilo de vida regulado, que inclui a ingestão do alimento correto na hora correta, adaptando-se diariamente a um estilo de vida compatível com sua constituição, fazendo uma adaptação na dieta nas mudanças climáticas, regulando o sono, praticando meditação diária, exercícios de yoga e mantendo a pureza da mente e da alma. Toda vez que violamos estes preceitos diários os desequilíbrios são causados resultando na acumulação prejudicial das toxinas no corpo, e por conseguinte causando as doenças. A agitação da vida moderna nos joga para fora do equilíbrio, forçando-nos a perder o contato com a natureza e nosso natural estado de ser.

Muitos de nós trabalham até tarde da noite, e novamente levantam cedo para recomeçar o trabalho, privando-se de um adequado descanso e do sono reparador. Nem mesmo temos tempo para preparar nosso próprio alimento fresco e saudável, nos satisfazendo com a ingestão de alimento frio, ou do dia anterior, ou ainda preparado às pressas no forno microondas. Sentar-se três vezes ao dia com a família para as refeições parece quase impossível.

Nos locomovemos em carros ou ônibus, respirando ar poluído todos os dias, suportando ruídos muito acima dos níveis de decibéis permitidos; trabalhando sob luz artificial e ambientes com ar condicionado. Praticamente ingerindo fast food, refrigerantes e cafezinho, tomando pílulas para dormir e prejudicando nossa visão em horas à frente da televisão. Não é de se admirar que o organismo se desequilibre e nossas vidas entrem em níveis quase intoleráveis de tensão e estresse, sugerindo problemas cardíacos, depressão, comprometendo relacionamentos e destruindo lares.

É indispensável levar um estilo de vida disciplinado e equilibrado antes de se começar a busca pela beleza. A ayurveda recomenda um regime de saúde e beleza diários e cuidados apropriados com nosso tipo de constituição, incluindo uma dieta adequada, hábitos saudáveis de estilo de vida, meditação, exercícios, uso básico de ervas, simples remédios caseiros, massagens e terapias de rejuvenescimento.

A ayurveda relaciona intimamente a beleza interior com a exterior. O equilíbrio é que faz uma pessoa genuinamente bonita, expressando a beleza como produto da saúde interior e dos cuidados apropriados diários, em vez de apenas cuidar da fachada. O entendimento de como se cuidar, juntamente com uma alimentação apropriada e hábitos saudáveis de vida, resultarão na verdadeira expressão da beleza.

Fonte: Jiva Ayurveda’s Monthly Newsletter (May/2006)
Tradução: ncg

A Abordagem Ayurvédica Sobre a AIDS

De acordo com a Ayurvéda a AIDS é antes de tudo uma doença causada pelo baixo ojas, o vigor vital do corpo.

Ojas fornece a força física e mental de resistência as doenças e é a essência dos sete dhatus (tecidos).

Durante a digestão, o alimento é separado em duas porções, uma parte são os resíduos e a outra os nutrientes (ahara rasa). Este nutriente líquido é então transformado mais adiante, através do processo metabólico, em dhatus. Como ahara rasa é transformado em dhatus alguns nutrientes líquidos permanecem, os quais provém nutrição para o próximo dhatu e um resíduo (mala), sub-produto, é gerado. Cada dhatu recebe nutrição do dhatu prévio e este provém nutrição ao próximo. Portanto a qualidade e quantidade de cada dhatu afeta a qualidade e quantidade de todos os subsequentes. Desta forma, se o alimento não é digerido apropriadamente haverá um inadequado suprimento de ahara rasa, o qual, por sua vez, significará a falta de nutrientes suficientes para formar os dhatus saudáveis.

Como os dhatus, ojas obtém nutrição do ahara rasa e é mesmo descrito por alguns autores como o oitavo dhatu. O Susruta Samhita descreve a presença de ojas no corpo: Assim como o ghee (manteiga clarificada) está presente no leite mas mesmo assim não podemos vê-lo, do mesmo modo, ojas está presente em todos os dhatus, em uma forma muito sutil. Ojas dá estabilidade para os dhatus e é responsável pela imunidade do corpo. Enquanto ojas estiver presente, a força, a energia e a imunidade estarão elevadas.

Com o enfraquecimento do sistema imunológico o corpo fica suscetível como um anfitrião para oportunas infeções e desordens. Existem milhões de bactérias e vírus em nosso meio-ambiente, muitas das quais são contagiosas, com as quais o corpo luta de forma bem sucedida a todo o momento. Muitas das infeções que são devastadoras aos pacientes de AIDS já estavam freqüentemente presentes em seus corpos quando eles eram saudáveis. O sistema imunológico já estava mantendo as infeções afastadas com dificuldades. Entretanto, na condição de um baixo ojas estes organismos foram capazes de reproduzir-se e causar a doença. Muitos dos sintomas associados a AIDS são similares a uma doença conhecida na Ayurvéda como ojaskshya, com detalhada etimologia e métodos de tratamentos já conhecidos.

O ineficaz metabolismo do alimento produz toxinas, que contaminam todo o sistema e reduzem ojas. O estresse, as preocupações, o trabalho demasiado e a excessiva indulgência sexual também diminuem ojas. Se estas atitudes já diminuem o estado de vitalidade e ainda associado ao alto risco de exposição as infeções, não se permitindo ao corpo nenhuma chance de resistir as doenças. Quando todos os sete dhatus são deteriorados e ojas é reduzido, desordens sistêmicas sintomáticas de AIDS podem ocorrer.

A Ayurvéda tem muitas terapias altamente efetivas para combater a AIDS. Existe um ramo da Ayurvéda conhecido como rasayana, que especificamente trata do aumento de ojas, através da utilização de várias ervas, minerais e práticas. A terapia rasayana tem como alvo manter as enzimas e o metabolismo na sua melhor condição e elevar a geração de novas células e tecidos no corpo. Após a inicial desintoxicação, direcionadas as causas base, a força, a imunidade e a vitalidade dos pacientes são restauradas usando-se terapias rasayana, que após um determinado tempo podem trazer uma cura completa.

A Jiva Ayurveda tem experimentado repetidos sucessos na ajuda a pacientes diagnosticados com HIV positivo. O centro do sucesso da terapia, em conjunto com o tratamento com ervas, é a mudança na atitude mental e esperança que o tratamento Ayurvédico encoraja. Diagnósticos de HIV positivo cria um terrível medo e desânimo na pessoa, que imediatamente baixa sua resistência mental e física. Nossa experiência com pacientes mostra, de forma consistente, que quando o senso de temor é contido com esperança, auto-confiança e fé numa saúde que pode ser readquirida, a imunidade pode ser restabelecida e a vida pode ser experimentada com uma profunda alegria e um sentido de propósito.

tradução: ncg