Alimentação Natural

Receita Vegetariana: Sopa de Feijão Branco

Ingredientes:
½ kg de feijão branco
½ xícara de queijo defumado
1 xícara de glúten cortado em cubo
1 colher de sopa de algas marinhas
2 tomates picados sem pele
2 batatas baroas
½ colher de chá de cominho
1 colher de chá de curry
½ colher de chá de cúrcuma
folhas de louro
coentro picado
óleo
sal

Modo de fazer:
Deixe o feijão de molho na véspera. Cozinhe o feijão em panela de pressão. Coloque o óleo numa panela para fazer o molho. Frite o cominho, o curry e a cúrcuma. Descasque as batatas, corte-as em pedaços bem pequenos e frite junto com os temperos. Quando as batatas estiverem douradas, coloque os tomates picados. Deixe fritar. Acrescente o feijão já cozido, as algas, o glúten, o queijo defumado cortado em cubinhos e as folhas de louro. Coloque o sal. Deixe cozinhar por alguns minutos. Antes de apagar o fogo, junte o coentro.

Uso Medicinal de Alguns Temperos

Coentro  as sementes do coentro são usadas como diurético e como remédio contra gases intestinais, bem como para problemas de fígado ou da glândula biliar.
As sementes em infusão são refrescantes e ajudam a reduzir a febre. Também ajuda a baixar o colesterol do sangue e é um excelente colírio.
O suco do coentro é rico em vitaminas A, B, C e ferro. As pessoas que sofrem de asma devem ser cautelosas ao usar coentro.

Cúrcuma  a pasta de cúrcuma é usada como eficaz antiséptico caseiro em queimaduras e ferimentos. Seu consumo ajuda a purificar o sangue e aliviar sinusites.
A cúrcuma fervida com leite e bebida antes de dormir são consideradas o melhor remédio para tosse seca.
Misturada com leite é uma excelente máscara facial para peles oleosas. Para pele seca deve ser misturada com um creme.

Cominho  Conhecido por suas miraculosas propriedades curativas. É usado para indigestão, flatulência, doença biliar ou alívio para temperamento irritável.
Chá de cominho torrado com mel é excelente para resfriados e febres.

Canela  Pode ser usada para tratar cólicas e diarréias e se diz que alivia a flatulência.

Cardamomo  É usado para aliviar desordens estomacais e azias. Gargarejar com água de cardamomo alivia dores de garganta.
O chá de cardamomo é um remédio útil para a dor de cabeça.

Cravo  A ação anestésica dos cravos ajuda a reduzir a irritação gástrica.

Erva doce  Seu uso como digestivo é bem conhecido. É um dos remédios mais seguros para cólicas de bebês. Sua infusão também é um excelente colírio. Alivia a coriza e a falta de ar, bem como a asma.
Como os Seis Sabores Afetam os Doshas

Dosha…Aumentam……….Diminuem

………….Pungente…………Doce
Vata……Amargo……………Ácido
………….Adstringente…….Salgado

………….Pungente…………Doce
Pitta……Ácido……………….Amargo
………….Salgado……………Adstringente

…………..Doce………………Pungente
Kapha….Ácido……………..Amargo
…………..Salgado………….Adstringente

A tabela resume como os seis sabores afetam os Doshas sendo muito útil como sugestão para uma dieta apropriada em caso de desequilíbrio nos nossos Doshas. Por exemplo, uma mulher que esta próxima de sua menstruação se sentirá inchada pela retenção de líquidos. Isto também virá acompanhado pela mudança no humor e depressão (conhecido como TPM). Segundo a Ayurveda, , isso significa que Kapha está de mau humor, ou seja um excesso de Kapha piora o período menstrual.

Olhando a tabela podemos ver que para reduzir Kapha necessitamos comer alimentos pungentes (cebola, rabanete, alho, gengibre, cominho …), amargos (folhas verdes como o espinafre, curcuma …) e adstringentes (lentilha, brócolis, repolho …). A maioria das pessoas tende a comer alimentos doces (chocolate …) ou salgados (batata frita …), o que obviamente torna as coisas piores.

Do mesmo modo, uma pessoa que se sente muito irada ou irritada (sinais de desequilíbrio em Pitta), é oportuno que ela coma alimentos doces, amargos e adstringentes. As ervas também podem ser usadas em vez da comida.

O Dr. James Brooks, autor do livro “Ayurvedic Secrets to Longevity and Total Health” sugere que o princípio dos seis sabores da Ayurveda pode ser utilizado para analisar o que está errado com a alimentação ocidental e porque nós nos envolvemos em muitos problemas de saúde. O Dr. Brooks observa que a média da alimentação fast food inclui somente três sabores: doce, salgado e ácido. (A média dos fast food é constituída de hamburger, batata frita, coca-cola e ketchup  somente estes três sabores. A carne o pão e a coca são doces, as fritas são salgadas e o vinagre do ketchup é ácido) Todos eles diminuem Vata e o desequilíbrio em Vata na sociedade ocidental também é devido ao ritmo apressado de vida e aos problemas emocionais, tais como insegurança, ansiedade e vazio, tão comum em nosso estilo de vida. Estes sabores são muito atrativos para maioria dos ocidentais porque estando Vata pacificado isto tende a ajudar nos problemas. Por esta razão é que o fast food tem todo esse apelo.

O problema é que o fast food não é uma dieta saudável. Geralmente muito rica em gordura torna-se de difícil digestão, além de não conter todos os ingredientes que o corpo necessita por falta dos demais três sabores. Tal dieta tende a desequilibrar Kapha, caraterizando um estado de letargia, excesso de peso, depressão, embotamento mental e ganância.

O Dr. Brooks também sugere que uma nutrição desequilibrada pode levar a um comportamento de vícios de todos os tipos. O sistema corpo-mente não se sente satisfeito o que o leva a certos desejos. A pessoa não sabe o que esta faltando, induzindo-a a desvios, que podem resultar em vícios. O vício poder ser quanto ao fumo, álcool, drogas, sexo, excitação, compras, comida, etc.. A resposta pode estar em uma alimentação balanceada incorporando todos os seis sabores. Isto tende a equilibrar os três Doshas de forma que nos sentiremos mentalmente e fisicamente satisfeitos.

Tradução: ncg