Yoga

Sobre o Yoga

O yoga originou-se há milhares de anos na Índia como uma técnica capaz de ajudar as pessoas a obter a auto-realização. Atualmente, as pessoas praticam o yoga para melhorar sua forma física, mental e espiritual também.
Existem muitas formas de yoga, que basicamente englobam as posturas físicas, os exercícios respiratórios e a meditação.

Os Benefícios do Yoga

O yoga revitaliza e tonifica os músculos, melhora o equilíbrio e a flexibilidade e aumenta o fluxo do sangue e a vitalidade. Também é excelente para reduzir o estresse. Pesquisas realizadas recentemente no Harvard Medical School descobriram que o yoga reduz os elementos químicos da corrente sangüínea associados a ansiedade e libera outros elementos que desencadeiam relaxamento, reduzindo a tensão muscular e diminuindo a taxa dos batimentos cardíacos.

A Performance Mental e o Yoga

Estudos realizados com o uso do eletroencefalograma (EEG) medindo os impulsos elétricos do cérebro, provocados por uma técnica de respiração muito comum no yoga, com uma única narina de cada vez, mostram o aumento da atividade cerebral sobre o lado oposto do cérebro. Alguns especialistas sugerem que a prática regular desta técnica respiratória pode ajudar a aumentar a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro.
Outros estudos sugerem que o yoga pode levar a uma melhor performance cognitiva.

O Yoga e o Controle do Peso

Algumas posturas estimulam a indolência das glândulas aumentando a secreção hormonal. A glândula tireóide, especialmente, tem um grande efeito sobre o nosso peso porque afeta o metabolismo. Há inúmeros ásanas (posturas) tais como o pouso sobre os ombros e a postura do peixe, que são específicas para a glândula tireóide. O metabolismo da gordura também aumenta e, desta forma, é convertida em músculos e energia.